domingo, 14 de novembro de 2010

INTRODUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.


No Brasil é por volta de 1936, quando se iniciou o processo de industrialização intensa e urbanização no país. Ela trouxe inovações tecnológicas, trazendo consequências para os operários. As industrias surgiram e o povo do campo migrava para o meio urbano com esperança de ter um sustento melhor. Com isso a cidade cresceu muito e sem condições de manter o povo necessitado, começaram então, a surgir problemas sociais como ; fome, escassez de moradia, violência e doenças. Dai nasceu a questão social.
A igreja católica usou á ação social, ou seja o serviço social para recuperar seu controle e domínio na sociedade. Ela queria o controle e impor o seguimento das suas doutrinas. Em 1920 ela investiu na ação social.
Em 1930 foi marcada por um trabalho mais intenso. E no ano de 1932 em São Paulo surgiu o CEAS ( centro de estudo e ação social) curso para moças com a intençao de promover á ação social.O CEAS foi a porta de entrada do serviço social no Brasil.
Adélle Loneux, belga profesora de psicologia da escola de serviço social de Bruxelas. Chamou á atençao das jovens para responsabilidade e o dever da colaboração e a doutrina da igteja católica. Duas de sua membras Maria Kiehl e Albertina Ferreira Rmos, partiram para Bruxelas para cursar Serviço Social e voltaram em 1936 como assistentes sociais e fundaram a primeira escola de Serviço Social em São Paulo. Também, com a influência da igreja católica foi fundada outra no Rio Janeiro em 1937.
Em fim, o Serviço Social surge como resposta a questão social. E a igreja católica controlava á ação social.
Nas decadas de 1930 e 1940 a profissao possuía uma caracteristica assistencial e controladora que beneficiava o capitalismo monopolista. Uma profissão marcada essencialmente como feminina. Porém, em 1938 em São Paulo, foram abertos cursos mistos para suprir uma necessidade para alguns serviços específicos no estado que precisava de profissionais do sexo masculino.
O Serviço Social no Brasil precisa de profissionais comprometidos com a justiça social.
Por isso, podemos dizer que, o Serviço Social se apresenta como uma profissão profundamente associada à história da sociedade, e dessa forma, a profissão precisa se moldar conforme as mudanças da sociedade. Se renovando sempre que preciso, para fazer um trabalho com excelência e ter resultados de sucesso.

REFERENCIA;

MANRIQUE CASTRO, Manuel. História do serviço social na América Latina. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2006.

(Trabalho de introdução ao serviço social- UNIFACS)

3 comentários:

  1. oi Debora gostei muito dos seus comentarios.
    Vc já tá em que semestre?
    se poder me add no msn para nos conhecer melhor.
    saramichele_hta@hotmail.com

    ResponderExcluir